quarta-feira, 22 de junho de 2016

O Mal da Altitude "Soroche", dicas de como amenizar os sintomas.

Bom dia Leitores!

Não posso negar que fiquei um tanto curioso mas ao mesmo tempo preocupado com os efeitos do tal Soroche em Águas Calientes, Machu Picchu e principalmente em Cusco e Vale Sagrado.

Felizmente cada pessoa reage de uma forma diferente ao efeito da altura obviamente, eu moro em Curitiba que está a 1000 metros acima do nível do mar e felizmente não senti muito os efeitos mesmo estando a 3400 metros no caso de Cusco.

Devemos respeitar nosso corpo isso é fato... Descansar é o fator primordial, principalmente no primeiro dia da chegada a cidades altas como Cusco (Peru) e La Paz (Bolívia), a hidratação também deve ser reforçada tomando bastante água durante o dia, principalmente em dias quentes.
O nosso corpo precisa se aclimatar a altitude do lugar, muitas pessoas precisam de 2 a 3 dias para uma adaptação.

Dica 1 - O que seria o Mal da Altitude ou Soroche!

O princípio básico seria a oxigenação reduzida no nosso sangue ocasionando os sintomas abaixo:
- Dor de cabeça;
- Fadiga;
- Náusea
- Enjoo;
- Tontura;
- Falta de ar;
- Cansaço;
- Coração Palpitante.

* É aconselhável procurar um médico e fazer um check-up antes de viajar para lugares altos, pessoas que não praticam esportes ou atividades físicas semanais estão mais sujeitas ao soroche.

Dica 2 - Como evitar o Soroche!

Ao chegar em cusco é servido o famoso chá de coca nos hotéis que nos deixam mais ligados e dispostos, para algumas pessoas isso não resolve muito mas para outras é um santo remédio!
Conforme já descrito o essencial é descansar, tomar bastante líquido e se alimentar de comidas leves.

Caso você ainda sinta os sintomas da altitude é aconselhável ir a uma farmácia (Acredite tem muitas em Cusco), lá vão avaliar o seu caso e recomendar o remédio adequado!

Vi inúmeras propagandas do sorojchipills  e OxiShot nas farmácias em Cusco.

http://www.sorojchipills.com/

























Brincadeiras a parte o assunto é muito sério galera!!!


Dica 3 - Tomando o Chá de Coca!

Ao chegar em Cusco o pessoal do hotel comentou que o ideal era tomar o chá naquele momento até porque estava na hora do almoço e durante a tarde o efeito começa a agir, explicaram que não pode tomar o chá de coca a noite senão corremos o risco do sono atrasar. 
Eu comentei  que não estava sentindo os sintomas da altitude mas os recepcionistas do Cusco Jungle me convenceram a tomar o tal do chá.

A meu ver o gosto é parecido com o chá de camomila, um pouco mais forte! Se fez efeito não sei explicar direito, deixei as malas no hotel e saí para passear pelo centro conhecendo a cidade.

Mas no dia seguinte sei que andei muito... mas muito mesmo por cusco. Subindo e descendo as ladeiras e escadarias de lá!!! Seria o efeito do chá???



Espero ter ajudado de alguma maneira com as dicas que aprendi visualizando outros blogs e na prática viajando... até uma próxima dica!


2 comentários: